Watchmen - Quem vigia os viligantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Watchmen - Quem vigia os viligantes

Mensagem por Voorhees em Sab Fev 25, 2012 9:48 am

Fonte: Submundo HQ - http://submundo-hq.blogspot.com

Produzida em 1986.... a máxi-série "Watchmen" (em 12 ed.) já começa com o assassinato de um de seus principais personagens: o "Comediante"!!! Em torno desse crime misterioso é q se desenvolve toda a trama da série: e o leitor passa a acompanhar a investigação do detetive/vigilante "Rorschach" pra descobrir o assassino e desvendar a conspiração secreta por trás de tudo (q acaba sendo uma revelação bombástica no final)!!!

Em flashbacks.... vemos como era o passado do "Comediante" e os serviços sujos q fazia pro governo norte-americano (entre os quais: ele teria sido o verdadeiro assassino de JFK). Mas a investigação da morte do Comediante irá revelar mto mais do q uma mera queima de arquivo, qdo os principais suspeitos passam a ser justamente os ex-integrantes da equipe de super-heróis da qual fazia parte:

"Dr. Manhattan" (é o + poderoso dos heróis: com o poder de manipular a matéria, viajar pelo espaço, e se multiplicar ocupando vários lugares ao mesmo tempo), "Coruja" (um vigilante urbano com vários equipamentos tecnológicos pra combater o crime), "Espectral" (mulher do Dr. Manhattan, acaba ficando insatisfeita sexualmente no casamento e passa a ter um caso extra-conjugal com o Coruja), e "Ozymandias" (um bilionário excêntrico e considerado o homem + inteligente do mundo)!!!





É importante tbm contextualizar a trama dentro do panorama político no qual está inserida.... pois sendo o + realista possível, a série mostra como seria o mundo se existisse mesmo um "Dr. Manhattan" (com os poderes de um semi-deus). No mundo de Watchmen, os EUA ganharam a Guerra do Vietnã (o q garantiu 3 mandatos de sucesso pro Presidente Nixon), pois com um super-ser ao seu lado foi fácil derrotar o exército vietnamita!!! A existência de um super-herói assim a serviço de uma nação (EUA) mudaria mesmo todo o cenário sócio-político e econômico mundial!!!

No decorrer da trama principal.....uma história de piratas é lida por um menino numa banca de revistas. "Contos do Cargueiro Negro": narra a história de um náufrago q teve seu navio atacado e afundado por piratas. O sobrevivente acaba amarrando os corpos de seus amigos mortos e fazendo com eles uma balsa pra escapar da ilha (os cadáveres ficam inchados fazendo a balsa flutuar no mar).... Só q a bizarra embarcação acaba atraindo abutres e tubarões (qdo os corpos começam a se decompor em pleno mar)!!!

Aparentemente o leitor se pergunta q diabos essa história de piratas tem a ver com o resto da série.... mas existe um paralelo sim, q só poderá ser compreendido depois do final: é aí q o leitor + atento perceberá uma ligação entre o náufrago e as motivações do verdadeiro vilão da série (q eu não vou revelar aqui pra não estragar a surpresa de quem ainda não leu, rs)!!!




As 8 capas acima.... são parte de uma retomada da série Watchmen com novas histórias (e novos escritores, é claro: já q Alan Moore repudia a idéia e tem criticado a DC de forma ferrenha desde q anunciaram essa retomada). A maioria dos fãs da série original (entre os quais eu me incluo), apóia as críticas de Moore, pois Watchmen era uma série fechada (com início, meio e fim) e esse novo material nada mais é do q um mero caça-níquel.

É claro q eu ainda não li (essas histórias novas não foram lançadas até o presente momento).... mas independente da qualidade q possam vir a ter (de repente até pode ser bom), a idéia em si é absolutamente desnecessária devido ao fato de q o original foi concebido até mesmo como uma crítica aos gibis intermináveis de super-heróis. E tudo é tão perfeitamente "amarrado" na trama, q fazer uma sequência (no caso um "prequel", já q essas novas hqs se passam antes) se torna algo no mínimo redundante.

Enfim.... assim q esse material estiver disponível, eu posto uma prévia aqui no "Submundo", podem apostar!!!

No Brasil.... "Watchmen" foi publicado na época em formato de mini-série (em 6 ed. com 2 histórias cada). Anos depois, a Abril relançou em 12 ed. (aproveitando todas as capas originais). Aí veio a editora Via Lettera e publicou em encadernados (só q com uma péssima impressão e acabamento gráfico: pág. borradas e fora de foco: uma bosta, resumindo). Por fim, a Panini lançou um encadernadão em formato luxuoso com a série completa (e excelente acabamento gráfico). Era uma paulada: + de 100 R$ (mas vale a pena, pois se existe um gibi q merece uma encadernação luxuosa, é esse)!!!

O Filme.... eu não podia encerrar esta matéria sem comentar o filme (de 2009). É uma super-produção do mesmo diretor de "300". Com quase 4 horas de duração, o filme é bastante fiel ao gibi em história, cenários, visual, e diálogos. Mas não agradou aos espectadores (foi um tremendo fracasso de bilheteria - até pela alta duração e censura 18 anos: fatores q costumam afastar o grande público).

Eu gostei do filme (especialmente pela trilha sonora), mas é claro q o gibi ainda é infinitamente melhor e + completo (os balões de pensamento de "Rorschach" narrando passo-a-passo a investigação q estava fazendo do assassinato do "Comediante" ficou de fora da linguagem cinematográfica - tem coisas q não se consegue adaptar tão fielmente de uma mídia pra outra). Mas quem ainda não viu, recomendo q assista e tire suas próprias conclusões (a sequência dos piratas foi feita em desenho animado pro filme)!!!

avatar
Voorhees
Admin

Mensagens : 86
Data de inscrição : 22/01/2012
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário http://castleilusion.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum